A atividade leiteira do século XXI vem sendo discriminada dentro da cadeia agropecuária como uma atividade instável e pouco lucrativa, com queixa de alto preço das commodities agrícolas e baixo preço pago pelo litro de leite.

Ao relembrar a década de 90, onde os produtores tinham seus preços tabelados, em que prevalecia o custo de produção para então ser estipulado o preço pago pelo leite. Nesta época a preocupação com resultados técnicos e econômicos eram negligenciados pela comodidade do produtor de leite, que como formadores de preço, tampouco sofriam com as influências do mercado e suas margens eram asseguradas pela ineficiência mútua.

Após o fim do tabelamento, o preço do leite passou a ser influenciado pelo mercado, aonde a oferta e a demanda é o principal balizador, e daí então a preocupação com os resultados técnicos, e principalmente econômicos ganharam força, e se tornaram não só importantes, mas também essenciais para a competitividade do setor.

Antes de salientar a importância do acompanhamento dos resultados técnicos e econômicos da propriedade, vale ressaltar a importância das anotações à nível de propriedade, onde muitas vezes exige disciplina e rotina por parte do responsável pela escrituração, com objetivo de traduzir os acontecimentos da propriedade para a tomada de decisão. As anotações devem ser práticas e acuradas na medida do possível, podendo ser realizada de diversas maneiras, em cadernos, agendas, quadros ou planilhas, de acordo com a preferência do responsável por esta atividade, seja ele o funcionário ou o proprietário. Lembre-se que a qualidade do acompanhamento dos resultados depende diretamente da acurácia das anotações.

Voltando ao cenário da crescente preocupação com os resultados econômicos da propriedade, o custo de produção do leite passou a ser o principal vilão da eficiência econômica, e seu valor é determinado pelas despesas variáveis e fixas que a propriedade dispendeu no último ano. Desta forma, o conhecimento deste indicador é essencial nas tomadas de decisão para o futuro do negócio, tornando possível traçar estratégias objetivas para então “sair do vermelho”. Os resultados econômicos da propriedade leiteira são também reflexos do equilíbrio técnico da propriedade, que por último, mas não menos importante, também possui grande destaque nesta abordagem.

Chegou a hora de fazer o “dever de casa”, o preço do leite possui sim, grande importância para o sucesso econômico da propriedade, mas é apenas um dos pilares que sustentam o negócio, o restante é da “porteira para dentro”, e depende, portanto do comprometimento do técnico e do produtor na busca do equilíbrio do custo de produção, aliado a escala de produção e qualidade do produto, desta forma, os argumentos citados no início da matéria deverão mudar, onde um alto custo pode sim justificar a falta de competitividade de um negócio, mas a importância de conhecê-los é essencial para saber aonde é preciso melhorar.

Com os dados em mãos e acompanhamento profissional, aliado a sensibilidade e planos do produtor, os resultados devem servir de reflexão para a busca de melhores indicadores de eficiência, tendo como objetivo principal a maior rentabilidade do negócio, sempre aliando o ótimo produtivo ao ótimo econômico. Desta forma, o primeiro passo começa com a educação na propriedade para as anotações, que evoluem para resultados e análises comparativas, e então a busca de metas cada vez mais desafiadoras, assuntos que serão abordados nas próximas matérias.

Até a próxima.

Autor: Marcelo Bianco Nascimento Moreira, zootecnista pela Universidade Federal de Viçosa.

Deixe um Comentário