A carne carbono neutro é um marca-conceito desenvolvida pela Embrapa que possibilita a neutralização da emissão de CO2 no processo produtivo

Cresce cada vez mais a preocupação da população com a conservação ambiental e as mudanças climáticas decorrentes da emissão de gases provenientes das atividades humanas, dentre elas a pecuária. Aliado a isso, a demanda mundial por alimentos é crescente e o Brasil possui participação significativa na produção de carne, sendo o principal produtor de carne bovina do mundo.

A preocupação em ter uma pecuária mais sustentável pode ser explicada pelo ciclo de produção da carne. A maior parte da produção ocorre a pasto, necessitando de grandes áreas de pastagens que servem de alimento para os bovinos. Além disso, há a emissão de gás metano por meio da eructação, resultante do processo de fermentação e digestão que ocorre dentro do rúmen dos animais.

Pensando em uma forma de compensar a emissão de metano e evitar o desmatamento de áreas florestais, a Embrapa em parceria com outras instituições desenvolveu a marca-conceito Carne Carbono Neutro (CCN), com o objetivo de garantir aos consumidores que a carne produzida por meio deste sistema teria os gases neutralizados pela aplicação de algumas técnicas de manejo, além de contribuir para a preservação ambiental.

Selo Carne Carboo Neutro

Fonte: Embrapa

Como funciona o sistema da Carne Carbono Neutro?

Como descrito no manual 50 perguntas e 50 respostas sobre a Carne Carbono Neutro, elaborado pela Embrapa, a “marca-conceito visa atestar a carne bovina que apresenta seus volumes de emissão de gases de efeito estufa (GEE) neutralizados pela presença de árvores em sistemas de integração do tipo silvipastoril (pecuária-floresta, IPF) ou agrossilvipastoril (lavoura-pecuária-floresta, ILPF). Todo o processo é parametrizado e auditável.”

Em outras palavras, é feita a mensuração da emissão de metano utilizando índices pré-determinados ou calculados por meio de equações e a compensação desse valor pela fixação de carbono que ocorreu nas árvores.

Os valores utilizados na mensuração de metano podem ser provenientes de três referências:

1) O valor fixo do Nível 1 do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, 2006), para a América Latina: 56 kg de CH4/animal/ano;

2) O valor estimado usando o Nível 2 do IPCC, para bovinos castrados de porte médio, consumindo forragem com diferentes digestibilidades (55% a 65%): 70 kg de CH4/animal/ano

3) O valor médio anual usando a equação empírica da Rede Pecus de pesquisa (obtido também nos sistemas de ILPF da Embrapa Gado de Corte): 66 kg de CH4/animal/ano

Também é possível medir individualmente, porém o método utilizado é trabalhoso e de alto custo, sendo empregado apenas em pesquisas que necessitam de uma precisão maior.

Já a fixação de carbono pelas árvores pode ser quantificada utilizando o inventário florestal da propriedade, determinando o crescimento real das árvores e seu potencial em acumular carbono.

As propriedades certificadas como produtoras de Carne Carbono Neutro recebem um selo e o produto é reconhecido quanto à neutralização do metano que ocorreu no processo produtivo. Além da neutralização, o selo indica que os animais foram criados com conforto e bem-estar, utilizando técnicas adequadas de manejo das pastagens, contribuindo para agregar mais valor ao produto, principalmente para mercados mais exigentes como o europeu, por exemplo.

O produtor que se interessar por esse selo precisa adaptar e adequar a sua produção, cumprindo os requisitos abaixo:

  1. a) Compromisso de implantação de projeto de sistema de IPF/ILPF;
  2. b) Avaliação técnica da emissão de carbono;
  3. c) Cálculo do carbono fixado;
  4. d) Cálculo da neutralização das emissões;
  5. e) Garantia do estoque de carbono.

Isso mostra que é possível produzir carne de qualidade de modo sustentável, contribuindo para a preservação ambiental e maior bem-estar dos animais, tornando a carne carbono neutro um produto valorizado e reconhecido no mercado.

 

 

Ficou curioso e quer aprender mais sobre pecuária?
Leia mais em: https://esteiogestao.com.br/blog/

Use um sistema que te permite acessar as informações a qualquer momento e em qualquer lugar.

Você é produtor e quer gerenciar o seu negócio de forma prática e rápida? Conheça as nossas soluções agropecuárias em: https://esteiogestao.com.br/produtos-e-servicos/

Autor:

Eduarda - Autora do conteúdo Controle estratégico de carrapatos

Eduarda Viana

Zootecnista, criadora do perfil @dicasdazootecnista no Instagram.

Nos acompanhe nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades.

Deixe um Comentário