Hoje vamos falar sobre a Inseminação Artificial em Tempo Fixo, também conhecida como  IATF. Ao contrário do que muitos pensam, não é uma fórmula mágica que resolve todos os problemas reprodutivos do rebanho, e sim um processo, que se feito da forma correta e, pode gerar resultados muito satisfatórios.

 A IATF pode ser realizada por meio de alguns protocolos, e a escolha do mais indicado é feita pelo médico veterinário responsável. Essa biotécnica reprodutiva funciona a partir da estimulação da ovulação e do ciclo estral dos animais selecionados, sem a necessidade de detecção do cio natural pelos funcionários, aumentando assim a taxa de inseminação do rebanho.                                              

Além disso, como o próprio nome já diz, ela ocorre em tempo fixo, ou seja, os animais são inseminados na mesma data. Esse fator, faz com que o produtor concentre os partos em épocas estratégicas, tenha uma previsão mais assertiva em relação à data dos partos e um controle melhor de seu rebanho. 

Mas afinal, quais são os principais benefícios desta técnica? 

  • Promove o Melhoramento Genético do rebanho;
  • Reduz o intervalo entre partos do rebanho;
  • Os partos e o desmame ocorrem na época desejada;
  • Aumenta o peso ao desmame;
  • Aumenta a precocidade de abate e reprodução;
  • Melhora a padronização do rebanho e das carcaças;
  • Promove melhor controle zootécnico;
  • Reduz a dependência de observação de cio;
  • Aumenta a taxa de prenhez ao final da estação de monta.

Dito isso, parece simples até demais, não é mesmo?

Pois bem, mas não é apenas o ato de protocolar e inseminar os animais em si que garante bons resultados. Para alcançar melhores resultados é importante que fique atento em alguns pontos, como:


-Manejo adequado dos animais, evitando estresse dos mesmos;
-Nutrição balanceada, mantendo escore de condição corporal em níveis desejáveis;
-Gestão das informações para identificação dos animais aptos e salvar no histórico do animal todos lançamentos pertinentes.  

E você sabia que o Esteio consegue te ajudar com facilidade no seu manejo de forma online e offline

O nosso software é equipado com todas as ferramentas necessárias para a implementação do melhor protocolo possível para cada rebanho ou lote. Além disso, nós te acompanhamos durante todo o processo com um suporte humanizado e de forma personalizada. Mas melhor que falar, é mostrar, não é mesmo? 

Você verá abaixo, um exemplo de protocolo criado no nosso sistema, no qual poderá perceber o quão simples e completo ele pode ser.

 

Viu? 

Esse foi um exemplo de protocolo, que é personalizado de acordo com a sua necessidade. Mais ações e mais fases podem ser adicionadas e é possível cadastrar mais de um protocolo, expandindo assim suas oportunidades e facilitando o controle e execução da atividade em questão.  E detalhe, as informações ficam sempre armazenadas para quando você precisar acessá-las. 

Após os lançamentos realizados, temos relatórios reprodutivos que auxiliam na interpretação dos resultados e colaboram para tomadas de decisões. Veja o exemplo de um deles.

Ficou curioso e quer aprender mais sobre pecuária?
Leia mais em: https://esteiogestao.com.br/blog/

Use um sistema que te permite acessar as informações a qualquer momento e em qualquer lugar.

Você é produtor e quer gerenciar o seu negócio de forma prática e rápida? Conheça as nossas soluções agropecuárias em: https://esteiogestao.com.br/produtos-e-servicos/

Autor:

Matheus Silveira – Equipe Esteio

Nos acompanhe nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades.

Deixe um Comentário