O período de entressafra compreende o final da colheita atual e se estende até o início da próxima colheita. Durante esse período, que na maioria das vezes coincide com o  inverno e consequentemente a seca, alguns pecuaristas necessitam de um suporte alimentar para evitar a perda de produtividade do rebanho. A pecuária tem evoluído e se fortalecido cada vez mais, porém mesmo quem tem experiência com esse tipo de atividade, pode enfrentar algumas dificuldades durante a entressafra.

Como evitar a perda de peso do rebanho

O crescente uso da tecnologia é um avanço não se restringe à pecuária, mas também abrange diversas áreas da agricultura. Muitas práticas são usadas para aumentar os índices zootécnicos e alinhá-los às expectativas dos produtores.

A boa notícia é que diversas estratégias nesse contexto podem ser aplicadas visando à manutenção da produtividade. Pode-se usar um pastejo rotacionado, fazer uma formação de pastagem e promover uma integração entre lavoura e pecuária, para revitalizar o solo, como também aderir à produção de silagem. Cuidar do pasto e evitar um pastejo excessivo também são outras formas de evitar a baixa produtividade. 

Pensando na baixa oferta de forragem, o cuidado com a nutrição é importantíssimo. Para isso, defina um sistema de criação o quanto antes. Faça um planejamento nutricional de acordo com o seu rebanho e use a suplementação alimentar a seu favor.

Finanças – Como andam as suas?

Para tanto, é necessário programação e planejamento prévios por parte do produtor. Assim, usar o período entressafra para se programar para o próximo pode ser uma vantagem.  Para começar a se programar ou até mesmo se organizar para isso, deve-se antes por em dia as finanças. É preciso avaliar tudo o que foi gasto e que ainda se pode gastar até o próximo período. O que tornaria mais fácil essa avaliação e análise desse período seria poder contar com um aplicativo/software que forneça todos esses dados. 

O aplicativo ESTEIO GESTÃO é completo e prático de usar, com o seu desenvolvimento pensado para a parte Zootécnica, você consegue acompanhar a evolução do seu rebanho, assim como analisar os dados de produtividade de cada lote por você cadastrado e enfim, ao final dessas análises, é possível saber a quantidade pela qual deverá se programar para o período de entressafra do ano seguinte e evitar a perda de peso e produtividade. A parte financeira do aplicativo foi pensado para lhe dar o suporte necessário para que saiba quanto foi gasto para o ganho de cada @ dos seus animais, contando com receitas, despesas, compras, estoques, inventários e relatórios para que possa analisar todo o investimento dentro do tempo que lhe cabe.

Planeje-se 

Ter boas ferramentas tecnológicas à disposição pode fazer a diferença, mas é preciso se planejar para conseguir criar uma previsibilidade e reduzir os riscos produtivos. A ESTEIO GESTÃO AGROPECUÁRIA, de forma simples e prática, te fornece todos os dados necessários para se programar. Vale ressaltar que o aplicativo é bem completo e se encaixa super bem no dia a dia facilitando principalmente o seu manejo e, consequentemente, maximizando a sua gestão. Lembre-se, é imprescindível levar em conta determinados aspectos durante esse planejamento, como:

  • recuperação de pastagens e adubação;
  • manejo sanitário adequado;
  • cruzamento eficiente e genética;
  • estruturas e manutenção;
  • suplementação alimentar.
Aplicativo Esteio gestão

Bibliografias consultadas:

BAPTISTELLA, João Leonardo Corte. Como utilizar a entressafra de maneira produtiva em sua fazenda. Lavoura 10, 2019. Disponível em <https://blog.aegro.com.br/entressafra/#:~:text=A%20entressafra%20compreende%20o%20per%C3%
ADodo,per%C3%ADodo%20que%20caracteriza%20a%20entressafra
>. Acesso em: 05 Ago. 2020. 

Como o período entressafra prejudica a produtividade do rebanho?. Arames Belgo, 2020. Disponível em <https://blog.belgobekaert.com.br/agro/periodo-de-entressafra/> . Acesso em: 05 Ago.2020.

Final de safra – início de entressafra. BeefPoint Educação, 2005. Disponível em <https://www.beefpoint.com.br/final-de-safra-inicio-de-entressafra-24080/>. Acesso em: 05 Ago.2020.

Ficou curioso e quer aprender mais sobre pecuária?
Leia mais em: https://esteiogestao.com.br/blog/

Use um sistema que te permite acessar as informações a qualquer momento e em qualquer lugar.

Você é produtor e quer gerenciar o seu negócio de forma prática e rápida? Conheça as nossas soluções agropecuárias em: https://esteiogestao.com.br/produtos-e-servicos/

Autora:

Sábata Raimundi - Autora do Artigo e Veterinária na Esteio Gestão

Sábata C. J. Raimundi

Estudante de Zootecnia da Universidade Federal de Viçosa, atualmente estagiária na empresa Dinni Soluções.

Nos acompanhe nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades.

Deixe um Comentário