Conheça os impactos do planejamento de volumoso nos resultados da sua fazenda

Sabemos que a sazonalidade da produção de forrageiras é um dos maiores desafios do pecuarista que busca obter bons resultados produtivos ao longo do ano. Em grande parte do país, durante a estação mais seca do ano —geralmente entre os meses de maio a agosto — o crescimento das forrageiras é limitado devido à falta de recursos como umidade, temperatura e luminosidade. Diante disso, uma das alternativas mais viáveis é o planejamento de volumosos, que consiste em calcular e produzir a quantidade de forragem necessária para alimentar todo o rebanho durante o próximo ano.

O planejamento de volumosos é praticado em muitas fazendas e é realizado por produtores de leite e de carne. Diferente do que muitos pecuaristas possam vir a pensar, planejar a quantidade de volumoso a ser produzido não está relacionado somente com a produção de silagens, mas também com a capacidade de melhorar a oferta e a qualidade das pastagens existentes na propriedade.

Entendendo o planejamento de volumosos

No planejamento de volumoso é preciso considerar todas as particularidades da propriedade, como relevo, clima, capacidade de investimento do produtor, área disponível, número de animais e quantidade de dias que estes animais serão alimentados. Portanto, é preciso analisar cada um destes fatores para que o planejamento traga melhorias à propriedade e não custos adicionais por ter sido feito de forma incorreta.

Após definir o número de animais e por quanto tempo eles serão alimentados com esse volumoso, é preciso escolher a forrageira que será produzida. A plantação de culturas como milho e sorgo para a produção de silagens é uma das formas de estocar volumoso para o próximo ano, mas não é a única. O pecuarista pode optar por produzir feno, pré-secado, plantar cana ou capim-elefante para ser fornecido no cocho ou até mesmo aumentar a produtividade das pastagens existentes, o que reduz o custo de produção e melhora os índices da fazenda.

Planejamento de volumoso

Vantagens de se fazer o planejamento

Além de garantir alimento para o próximo ano, que é o objetivo principal do planejamento de volumosos, há outras vantagens que contribuem significativamente para reduzir os custos e melhorar os indicadores técnicos e econômicos da propriedade, como:

  • Garantir que a produção seja contínua ao longo do ano: seja a produção de leite ou carne, a forragem é a base para a alimentação dos ruminantes. Portanto, ter alimento disponível é o primeiro passo para evitar queda na produção e no desempenho.
  • Reduzir custos com alimentação: produzir o próprio alimento é mais barato do que comprar de terceiros. 
  • Controle de qualidade: é mais fácil conseguir controlar a qualidade da forrageira quando ela é produzida na propriedade.
  • Redução do uso de concentrados: quanto maior for a qualidade do volumoso, menor será a quantidade de concentrado necessária para atender às exigências nutricionais dos animais.
  • Maior otimização das áreas da propriedade: terra ociosa é prejuízo para o produtor. Aumentar a produtividade por área é uma forma de aumentar a eficiência da fazenda e melhorar os resultados.

Agora que você já sabe como o planejamento de volumoso impacta nos seus resultados é hora de buscar auxílio com profissionais capacitados que poderão te ajudar a realizar o seu planejamento da melhor forma possível. Lembre-se: os resultados do próximo ano dependem de muitas ações que precisam ser tomadas agora, e a produção de alimentos é uma delas.

Ficou curioso e quer aprender mais sobre pecuária?
Leia mais em: https://esteiogestao.com.br/blog/

Use um sistema que te permite acessar as informações a qualquer momento e em qualquer lugar.

Você é produtor e quer gerenciar o seu negócio de forma prática e rápida? Conheça as nossas soluções agropecuárias em: https://esteiogestao.com.br/produtos-e-servicos/

Autor:

Eduarda - Autora do conteúdo Controle estratégico de carrapatos

Eduarda Viana

Zootecnista, criadora do perfil @dicasdazootecnista no Instagram.

Nos acompanhe nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades.

Deixe um Comentário