Conheça os principais desafios enfrentados pelos pecuaristas dentro do confinamento de bovinos de corte

O confinamento, sistema de produção intensivo utilizado principalmente na fase de terminação ou engorda dos animais, possui alguns desafios que precisam ser gerenciados de perto pelo produtor, a fim de proporcionar melhores resultados tanto técnicos quanto econômicos.

Por demandar maior investimento em alimentação, estrutura e tecnologias, os custos são mais altos quando comparados com os sistemas semi-intensivo e a pasto. Contudo, o ganho de peso diário e a qualidade da carne produzida também é superior, o que agrega maior valor ao produto e consequentemente, maior lucro para o produtor.

Mas para conseguir esses resultados superiores é necessário gerenciar e controlar toda a produção, desde a alimentação até a escolha do comprador para realizar a venda dos animais.

Boi comendo no cocho

Principais desafios no confinamento:

  • Sanitário

Ter animais saudáveis deve ser o maior objetivo do produtor, pois se a sanidade for negligenciada poderá comprometer todo o desempenho dos animais, causando enormes prejuízos.

Algumas enfermidades estão relacionadas diretamente com o confinamento e causam grande impacto no desempenho, como:

-Doenças respiratórias: relacionadas com o estresse do transporte, baixa imunidade, superlotação, instalações com pouca ventilação, alta umidade relativa, mistura de animais de idades e lotes diferentes, etc.

-Acidose ruminal e laminite: estão relacionadas às mudanças na dieta e manejo nutricional.

-Clostridioses: pode acometer os animais em qualquer idade e em qualquer fase do ciclo produtivo, causando grandes prejuízos.

-Problemas de casco: as lesões no casco podem aparecer devido a traumas decorrentes de pisos escorregadios, excesso de lama, umidade ou superlotação.

Ter um bom programa sanitário com vacinações preventivas é o caminho para evitar essas doenças e garantir a saúde dos animais.

  • Mão – de- obra qualificada

No confinamento os animais precisam ser alimentados no cocho, serem bem manejados, terem acesso à água e ainda existem todas as outras funções de rotina que precisam ser feitas diariamente. Por isso é tão importante ter pessoas qualificadas, que entendem do trabalho e conhecem a importância de cada tarefa que deve ser executada. Colaboradores engajados são fundamentais para que o produtor atinja os seus objetivos.

  • Custo com alimentação

Os custos com alimentação se elevaram e a presença de um nutricionista para formular e acompanhar a dieta se tornou indispensável para quem pretende confinar seus animais. A alta de preços do milho e da soja, por exemplo, fez com que os produtores buscassem alimentos alternativos que pudessem ser incluídos na dieta para reduzir os custos, porém sem afetar o desempenho dos animais. Além disso, um bom manejo nutricional pode reduzir problemas metabólicos como acidose e aumentar a eficiência alimentar.

  • Clima:

Apesar das condições climáticas não estarem sob o controle do produtor, elas podem afetar muito os resultados dentro do confinamento. Calor excessivo, geadas, excesso de chuvas ou estiagem impactam negativamente no desempenho dos animais.

Enfim, para conseguir controlar estes desafios e ter bons resultados o produtor precisa ter todo o planejamento da atividade, fazer a gestão minuciosa dos custos e estar sempre atento às informações do mercado para conseguir as melhores oportunidades de compra de insumos e venda dos animais.

Ficou curioso e quer aprender mais sobre pecuária?
Leia mais em: https://esteiogestao.com.br/blog/

Use um sistema que te permite acessar as informações a qualquer momento e em qualquer lugar.

Você é produtor e quer gerenciar o seu negócio de forma prática e rápida? Conheça as nossas soluções agropecuárias em: https://esteiogestao.com.br/produtos-e-servicos/

Autor:

Eduarda - Autora do conteúdo Controle estratégico de carrapatos

Eduarda Viana

Zootecnista, criadora do perfil @dicasdazootecnista no Instagram.

Nos acompanhe nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades.

Deixe um Comentário