Historicamente, a evolução da pecuária nacional sempre acompanhou a ocupação territorial, expandindo a produção e gerando o desenvolvimento econômico de diversas regiões brasileiras.Tendo em vista que o mercado se tornou mais propício e as soluções para o aumento da produtividade estão cada vez mais disponíveis com novas tecnologias para o campo, o planejamento se tornou essencial na vida do pecuarista. A silagem então, se apresentou como uma maneira de manter ou aumentar a produtividade dependendo pouco, ou nada, da qualidade e disponibilidade do pasto.

No processo de ensilagem, o princípio de conservação da forragem é a redução do pH (aumento da acidez) pela fermentação dos açúcares solúveis da planta. O processo para uma silagem de qualidade é feita através do preparo do solo, escolha da matéria prima que será utilizada para a formação da silagem, plantio, colheita, o tipo de silo que vai de acordo com a demanda de cada produtor e o valor no qual ele pode investir, o processo de ensilagem e a desensilagem.

O processo de ensilagem, da colheita ao fechamento do silo, deve ser feito o mais rápido possível, o ideal é que o silo seja cheio e fechado em um dia. Para evitar perdas na qualidade da silagem, deve-se atentar para a umidade da forragem no momento da colheita, que facilitará na hora da picagem e compactação. O teor de matéria seca, que determina o momento da colheita, deve estar entre 30 e 35%, ou entre 65 e 70% de umidade. Após o enchimento do silo é necessário vedá-lo. O ideal é que essa vedação seja feita com lona de polietileno com o mínimo de 200 micras de espessura.

Sabe-se que os silos são uma ótima solução para o armazenamento da forragem em épocas de seca e para garantir uma boa nutrição dos animais. Mesmo sendo considerada por muitos como um processo que precisa de maquinário e infraestrutura com custo elevado, a ensilagem pode sim ser feita em propriedades de pequeno e médio porte. É importante destacar que esse método é válido tanto para o pecuarista que quer aumentar a produção de leite da fazenda, como para aquele que quer engordar o gado.

Durante todo o processo, é importante que o produtor tenha um planejamento para que nada saia do controle e por isso é indicado que tenha uma boa ferramenta onde possa anotar e analisar todos os seus gastos e áreas utilizadas assim como a quantidade do seu rebanho e o quanto ele gastará por dia com alimentação, facilitando nas tomadas de decisões, podendo encontrar todos esses recursos em um único programa, o ESTEIO.

Bibliografias consultadas:

Campo, Tecnologia no. “Silagem – Entenda o que é, e aprenda como você deve fazer”.

Tecnologia no Campo, 3 de maio de 2018. https://tecnologianocampo.com.br/silagem/.“cnpgc-divulga-02.pdf”. Acessado 7 de janeiro de 2020.

https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/139015/1/cnpgc-divulga-02.pdf.

HARFUCH, L.; PALAURO, G.; KIMURA, W. Visão de longo prazo para a pecuária brasileira:
Impactos da implementação do código florestal e da redução de desmatamento. INPUT,
São Paulo,1-9, Agosto. 2016.

Issa, Mahmod A. “13 dicas para produzir silagem de qualidade para a pecuária leiteira”. Acessado 7 de janeiro de 2020.

http://www.semagro.ms.gov.br/13-dicas-para-produzir-silagem-de-qualidade-para-a-pecuaria-leiteira/.

“Prepare-se para a estação de ensilagem: passo a passo para a produção estratégica de silagem | DeLaval – Produção de Leite Eficiente | MilkPoint”. Acessado 7 de janeiro de 2020.

https://www.milkpoint.com.br/canais-empresariais/delaval/preparese-para-a-estacao-de-ensilagem-passo-a-passo-para-a-producao-estrategica-de-silagem-98904n.aspx .

“SILAGEM E ENSILAGEM”. Acessado 7 de janeiro de 2020.

http://old.cnpgc.embrapa.br/publicacoes/divulga/GCD02.html.

Ficou curioso e quer aprender mais sobre pecuária?
Leia mais em: https://esteiogestao.com.br/blog/

Use um sistema que te permite acessar as informações a qualquer momento e em qualquer lugar.

Você é produtor e quer gerenciar o seu negócio de forma prática e rápida? Conheça as nossas soluções agropecuárias em: https://esteiogestao.com.br/produtos-e-servicos/

Autora:

Sábata C. J. Raimundi

Estudante de Zootecnia da Universidade Federal de Viçosa, atualmente estagiária na empresa Dinni Soluções.

Nos acompanhe nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades.

Deixe um Comentário