A divisão de lotes é uma estratégia simples que aumenta a eficiência produtiva e facilita o manejo dos animais

Dentre as estratégias utilizadas para aumentar a eficiência produtiva e otimizar o manejo nutricional dentro da fazenda, a divisão de lotes é a mais simples de ser feita e traz inúmeras vantagens para o produtor. Ela  é muito utilizada na pecuária leiteira, pois facilita os manejos e produz bons resultados que melhoram o consumo de alimentos e aumentam a produção de leite. 

O principal objetivo de agrupar os animais em lote é melhorar o manejo nutricional do rebanho, possibilitando que os animais tenham acesso à dieta mais adequada, de acordo com as exigências nutricionais do lote. 

Esse é somente um dos motivos de se realizar a divisão de lotes, mas existem outros que também trazem benefícios para o rebanho e para o produtor. Os critérios de divisão variam muito de acordo com cada fazenda, não existindo uma regra única que determine como os animais serão agrupados.

Vacas comendo no cocho

Principais benefícios da divisão de lotes:

  • Facilitar o convívio e evitar brigas entre as vacas por hierarquia de dominância;
  • Maximizar o consumo de alimentos, favorecendo a produção de leite;
  • Fornecer condições especiais para recuperação e nutrição diferenciada, como por exemplo o lote de vacas recém-paridas, o lote pré-parto ou o lote de vacas secas;
  • Evitar competição por alimento e queda no consumo de vacas primíparas;
  • Facilitar diversos manejos na fazenda, como por exemplo: 

–  Rotina de ordenha: lote de vacas com alta contagem de células somáticas, mastite crônica ou infectadas por Staphylococcus aureus;

– Manejo reprodutivo: lote de vacas para confirmar a prenhez, lote para IATF, etc.;

  • Redução de custos, oferecendo aos animais do lote a quantidade de concentrado de acordo com as suas exigências nutricionais, evitando que vacas menos produtivas consumam a mesma dieta das vacas mais produtivas, aumentando assim o gasto com concentrado e o escore de condição corporal dessas vacas.

Mas não pense que as vantagens da divisão de lotes se aplicam somente à pecuária leiteira. Na pecuária de corte ela também traz diversos benefícios, como:

  • Evitar brigas e dominância;
  • Melhorar o desempenho;
  • Padronizar o desenvolvimento dos animais com um ganho de peso mais uniforme, possibilitando a venda simultânea;
  • Facilitar o embarque;
  • Facilitar os manejos nutricional e sanitário;
  • Permite a uniformização das carcaças.

Mas antes de apartar os animais, alguns pontos precisam ser observados para que a divisão de lotes não cause um efeito contrário ao desejado, reduzindo a eficiência produtiva e dificultando o manejo. Observe se há pontos de água nos lotes e, se não houver, providencie; verifique o espaçamento do cocho, para que todos consigam ter acesso à comida; evite a superlotação do lote; promova conforto para os animais.

Desta forma, os animais conseguirão expressar melhor todo o seu potencial produtivo convertendo a alimentação em leite ou carne e gerando lucro para o produtor.

Ficou curioso e quer aprender mais sobre pecuária?
Leia mais em: https://esteiogestao.com.br/blog/

Use um sistema que te permite acessar as informações a qualquer momento e em qualquer lugar.

Você é produtor e quer gerenciar o seu negócio de forma prática e rápida? Conheça as nossas soluções agropecuárias em: https://esteiogestao.com.br/produtos-e-servicos/

Autor:

Eduarda - Autora do conteúdo Controle estratégico de carrapatos

Eduarda Viana

Zootecnista, criadora do perfil @dicasdazootecnista no Instagram.

Nos acompanhe nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades.

Deixe um Comentário