A criação e produção de bovinos possibilita o aproveitamento de praticamente todas as partes do corpo do animal e não somente a carne e o leite, que são os produtos principais

“Do boi se aproveita até o berro” é uma frase que você já deve ter ouvido algumas vezes e talvez não tenha prestado atenção que realmente há fundamento nestas palavras. Isto porque a criação e produção de bovinos possibilita o aproveitamento de praticamente todas as partes do corpo do animal e não somente a carne e o leite, que são os produtos principais. Os produtos derivados dos bovinos participam de inúmeros segmentos da indústria, sendo utilizados de diferentes formas.

Além da carne destinada ao consumo humano, outras partes do animal também são aproveitadas, chamadas de subprodutos, que são utilizados em inúmeros tipos de indústrias, desde as alimentícias até farmacêuticas.

Subprodutos bovinos

Conheça agora as principais partes utilizadas como matéria-prima para outras indústrias.

  • Couro

Depois de tratada, a pele do boi que é conhecida como couro, é utilizada em roupas, sapatos, bolsas, estofados e revestimentos e artigos esportivos (como bolas, chuteiras e luvas). Na pele está presente o colágeno, que é extraído e utilizado principalmente pelas indústrias farmacêuticas e cosméticas.

  • Pelos, sebo, gordura, ossos e sangue

Os pelos são usados na fabricação de pincéis, vassouras, filtros de ar e de combustível. A gordura está presente na fabricação de sorvetes e é muito utilizada em confeitarias. Já o sebo, que não é comestível, é matéria-prima para a produção de velas, sabão, sabonetes, cremes, detergentes e shampoos.

Já os ossos são utilizados na alimentação animal (aves, suínos e cães, por exemplo) na forma de farinha, rica em cálcio e fósforo. O sangue também pode ser aproveitado na forma de farinha ou para a produção de soro e plasma, sendo este último usado para confeccionar vacinas. Também podem ser aplicados como fertilizantes, devido à sua rica composição.

  • Tendões e ligamentos

São utilizados na indústria alimentícia na forma de gelatina e geleias. Também estão presentes em óleos lubrificantes e graxas para couros e máquinas.

  • Cascos e chifres

São muito encontrados em artesanatos e deles também são extraídos componentes utilizados no pó de extintores de incêndio, adesivos, plásticos e também são aproveitados como alimentos para pets.

  • Órgãos internos

Além das vísceras comestíveis, os órgãos dos bovinos são utilizados na fabricação de produtos que sequer imaginamos, como: produção de hormônios, enzimas, vitaminas, corda de instrumentos, materiais médicos, raquete de tênis e embutidos.

Até o som (o berro) é aproveitado em gravações musicais de filmes e novelas. Sem contar as fezes, utilizadas como adubo e as mais variadas partes aproveitadas como alimentos e petiscos para pets. Muitos componentes são extraídos dos bovinos e praticamente 100% do corpo animal é aproveitado, o que torna a pecuária uma atividade sustentável do início ao fim.

Agora você já sabe: do boi se aproveita tudo, até o berro!

 

 

 

Ficou curioso e quer aprender mais sobre pecuária?
Leia mais em: https://esteiogestao.com.br/blog/

Use um sistema que te permite acessar as informações a qualquer momento e em qualquer lugar.

Você é produtor e quer gerenciar o seu negócio de forma prática e rápida? Conheça as nossas soluções agropecuárias em: https://esteiogestao.com.br/produtos-e-servicos/

Autor:

Eduarda - Autora do conteúdo Controle estratégico de carrapatos

Eduarda Viana

Zootecnista, criadora do perfil @dicasdazootecnista no Instagram.

Nos acompanhe nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades.

Deixe um Comentário