Você sabe o que é secagem de vacas?

A secagem de vacas, compreende o processo de encerramento da lactação atual. Mas eu tenho certeza que você tem algumas dúvidas sobre esse manejo.

A secagem pode ocorrer por vários motivos, como de baixa produção ou por período próximo ao parto. O ideal é que o período seco seja de 45-60 dias, sendo considerado prejudicial para saúde e produtividade do úbere um período menor que 45 dias.

Porque o período de secagem é importante? 

O objetivo principal da secagem é: 

  • Reduzir a dinâmica de inflamações intramamárias.

O úbere tem seu processo de involução e evolução (lactogênese), para se preparar para a próxima lactação. O que é de extrema importância, pois o ideal é que a vaca jovem venha aumentando produtividade até seu terceiro parto.

Como ocorre?

Geralmente, em sistemas mais intensivos ao secar a vaca alguns procedimentos são realizados:

  1. É utilizado antibiótico intramamário de longa ação, para tratamento de agentes causadores de mastites potenciais do período;
  2. Um selante nos tetos, com função de barreira, impedindo a saída de leite e entrada de microrganismos.

As vacas selecionadas para encerrar a lactação são alocadas em lotes separados das vacas em produção, por receberem dieta diferenciada de menor volume e energia, em casos de animais dentro dos padrões esperados de escore de condição corporal (entre 2,75-3,25).

Secagem seletiva – definição 

O processo da secagem seletiva está relacionado a diminuição do uso de antibióticos, pois com este tipo de manejo o produtor acompanha cada animal individualmente analisando seu histórico de inflamações intramamárias durante a lactação, assim como seus níveis de células somáticas

Tais parâmetros são utilizados para a tomada de decisão de aplicar ou não antibiótico no animal, a depender também do tipo de instalação destinado ao período seco. 

Passo a passo para realizar a secagem seletiva: 

  1. Registro de todos os tratamentos do animal durante a lactação, assim como os fármacos utilizados e agentes causadores da doença;
  2. Alojamento de qualidade para as vacas secas, minimizando riscos de contaminação por agentes ambientais;
  3. Fornecimento de alimento em quantidade e qualidade adequada para a categoria;
  4. Colaborador responsável por vistoriar os animais no período, diagnosticando e resolvendo possíveis problemas de forma mais ágil.

 

Neste processo há uma importância muito grande de ter em suas mãos as informações de maneira rápida e fácil. Para que a vaca seja seca de maneira eficiente é necessário ter informações de sua produtividade e da previsão de secagem, e o Esteio te mostra isso de forma clara.

Ficou curioso e quer aprender mais sobre pecuária?
Leia mais em: https://esteiogestao.com.br/blog/

Use um sistema que te permite acessar as informações a qualquer momento e em qualquer lugar.

Você é produtor e quer gerenciar o seu negócio de forma prática e rápida? Conheça as nossas soluções agropecuárias em: https://esteiogestao.com.br/produtos-e-servicos/

Autor:

Ryvia Cruz – Equipe Esteio

Nos acompanhe nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades.

Deixe um Comentário