Hoje o assunto é sobre planejamento de alimentos do seu rebanho, nós sabemos que nem sempre essa tarefa é tão simples quanto parece, afinal os gastos com alimentação podem alcançar até 70% do custo de produção.

Quando se fala em planejamento forrageiro do rebanho é necessário ter em mãos dados referentes à evolução do rebanho durante o período que se deseja realizar tal organização. Os animais mantêm suas exigências estáveis ao longo do ano, porém em sistemas de produção a pasto, às vezes tem a necessidade de realizar suplementação com volumoso fornecido no cocho devido a baixa produção de pasto na seca. O que é importante destacar é que, a exigência dos animais e objetivos produtivos são alteradas devido seu estado fisiológico e fase de vida, por isso é importante ter uma previsão de quais categorias vão estar na fazenda em datas futuras, para se planejar a alimentação dos mesmos. 

E como o ESTEIO pode te ajudar?

No que se refere a um acesso rápido e eficiente o ESTEIO oferece a um clique de distância um relatório de fácil entendimento da quantidade de animais e categorias esperadas na propriedade no período de tempo selecionado, para assim, realizar o planejamento da necessidade de forragem, de maneira mais certeira. Diante deste planejamento, devemos programar nossos plantios e/ou compras de volumosos em épocas favoráveis. Lembre-se de incluir uma margem que pode ser referente a perdas no processo de ensilagem e sobras no cocho. Evitando custos extras ao ter que comprar volumoso em época de maior demanda, por falta de organização. 

Na imagem abaixo, é possível observar o relatório no formato pdf gerado pelo software, em que os animais são separados por categorias em cada linha e por quantidade em cada coluna de acordo com os meses do ano. 

Na última linha do relatório é possível obter a relação do total de animais esperados no rebanho.

Além do formato em PDF o sistema também disponibiliza a opção de gerar arquivo em excel como na imagem abaixo. Este tipo de formato é ideal para realizar edições técnicas, como a inserção do consumo por animal, de acordo com sua categoria e gerando o valor de quantidade total de volumoso necessário para realizar a suplementação do rebanho, adotando-se as ferramentas ofertadas pelo excel

 

 

Dessa forma, estou disponibilizando para você um teste totalmente grátis para você conhecer o aplicativo e ver como ele pode te ajudar e aumentar o lucro da sua fazenda!

Ficou curioso e quer aprender mais sobre pecuária?
Leia mais em: https://esteiogestao.com.br/blog/

Use um sistema que te permite acessar as informações a qualquer momento e em qualquer lugar.

Você é produtor e quer gerenciar o seu negócio de forma prática e rápida? Conheça as nossas soluções agropecuárias em: https://esteiogestao.com.br/produtos-e-servicos/

Autor:

Ryvia Cruz – Equipe Esteio

Nos acompanhe nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades.

Deixe um Comentário