A gestão da fazenda ainda é uma tarefa não executada na maioria das fazendas brasileiras

Apesar do Brasil ocupar um lugar de destaque na produção e exportação de carne e possuir um dos maiores rebanhos bovinos do mundo, o número de fazendas que fazem o gerenciamento da atividade ainda é muito pequeno, comparado com a quantidade de pecuaristas que o país possui.

A gestão da fazenda ainda é uma tarefa não executada na maioria das fazendas brasileiras, e isso ocorre principalmente por dois motivos, que são:  falta de conhecimento para iniciar a gestão e/ou falta de informação sobre a importância da gestão.

Muitas vezes, por questões culturais e regionais, o pecuarista não consegue visualizar que a fazenda é uma empresa a céu aberto e que precisa ser gerenciada e administrada como tal. Os recursos investidos para a produção de carne ou leite, a mão de obra, os custos com alimentação, dentre outros, são fatores que devem ser analisados e trabalhados de forma a garantir os melhores resultados possíveis.

E isso só é possível quando o pecuarista passa a gerenciar a sua produção, coletando dados, analisando as informações e tomando as decisões com base nos números que o seu próprio negócio apresenta. Falando assim pode parecer algo difícil e complicado, mas não é. A gestão da fazenda requer muito mais disciplina para coletar os dados e analisar os indicadores do que qualquer outro esforço.

Gestao da pecuaria

Por onde começar?

Para facilitar o caminho de quem quer iniciar a gestão do seu negócio nós separamos alguns passos que podem auxiliar nesse início. Confira:

1 – Saiba aonde quer chegar.

Ter clareza de quais objetivos você quer alcançar é o primeiro passo para iniciar a gestão da sua atividade. Esses objetivos podem ser aumentar a produção de leite, aumentar a produção de bezerros, melhorar a qualidade do leite, sair do vermelho… O importante é determinar um objetivo.

2 – Busque auxílio com quem entende.

A pecuária, por ser uma atividade bastante complexa, exige um nível maior de detalhes e operações no seu gerenciamento, e nada melhor do que você contar com o apoio de um software capaz de gerar informações e relatórios de forma simples e rápida para que você entenda a situação atual do seu negócio. Isso te dá segurança para tomar decisões mais acertadas e coerentes com a sua realidade, evitando perder tempo com planilhas e papéis.

E o Esteio Gestão é o software mais completo, prático e funcional do mercado. Além da facilidade no lançamento de dados e na confecção dos relatórios, você pode utilizá-lo também no celular e contar com uma equipe técnica capacitada para te atender e tirar todas as suas dúvidas.

3 – Tenha disciplina.

A gestão da fazenda ou de qualquer outra empresa requer a coleta de dados que vão mostrar se os objetivos estão sendo alcançados ou não. E é preciso disciplina para anotar dados, guardar comprovantes de compras, recebimentos, informações do rebanho, etc.

Dados incorretos geram informações incorretas, portanto, não servem para nada. É preciso entender a importância de se fazer a coleta e o lançamento bem-feito dos dados da propriedade.

4- Treine a sua equipe.

Converse e treine os seus colaboradores, pois eles possuem grande participação nos resultados que a fazenda alcança, sejam esses resultados bons ou ruins. Afinal, são eles os responsáveis pelos manejos e anotações do dia a dia, que são cruciais para uma boa gestão. Ter a equipe alinhada e treinada para atingir as metas e objetivos é um passo fundamental para obter os resultados que você deseja.

Ficou curioso e quer aprender mais sobre pecuária?
Leia mais em: https://esteiogestao.com.br/blog/

Use um sistema que te permite acessar as informações a qualquer momento e em qualquer lugar.

Você é produtor e quer gerenciar o seu negócio de forma prática e rápida? Conheça as nossas soluções agropecuárias em: https://esteiogestao.com.br/produtos-e-servicos/

Autor:

Eduarda - Autora do conteúdo Controle estratégico de carrapatos

Eduarda Viana

Zootecnista, criadora do perfil @dicasdazootecnista no Instagram.

Nos acompanhe nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades.

Deixe um Comentário