Contar com uma assistência técnica e gerencial é o caminho para que o pecuarista deixe de ser amador e passe a ser profissional

A pecuária brasileira, com os seus diferentes sistemas de produção e toda a sua complexidade, apresenta modelos que variam do mais tecnológico e moderno, com o pecuarista ganhando dinheiro e buscando sempre melhores resultados, até aqueles que ainda estão produzindo de uma forma antiga e pouco eficiente, bem atrasados com relação à utilização de tecnologias e recursos básicos disponíveis.

Um desses recursos básicos é a assistência técnica e gerencial. Uma atividade que utiliza tantos processos de forma simultânea como a pecuária, precisa contar com o auxílio de um profissional que irá ajudar o pecuarista a chegar nos resultados que ele deseja, de acordo com os recursos disponíveis na propriedade.

Ainda existem muitos pecuaristas que acreditam não ser necessário investir em adubação dos pastos e nem suplementação dos animais, menos ainda em assistência técnica. E é sabido que produtores com essa mentalidade não ganham dinheiro com a atividade, seja na produção de carne ou leite.

Assistência técnica e gerencial para o pecuarista

Importância da assistência técnica e gerencial

Frequentemente nos deparamos com produtores que não possuem nenhum tipo de assistência técnica que tentaram reproduzir técnicas ou manejos utilizados em outras propriedades e não obtiveram sucesso. E isso ocorre porque não há um caminho único ou uma receita a ser seguida que dará certo em todas as fazendas. Fatores como clima, topografia, aptidão dos animais, forrageiras e condição de investimento do produtor são alguns exemplos de variáveis que fazem a pecuária ser diferente em cada propriedade, e é por isso que a assistência técnica e gerencial é tão necessária.

O profissional irá avaliar todas as condições e particularidades envolvidas na propriedade e, a partir daí, traçar o caminho que melhor se adapta à realidade e às condições do pecuarista. Já está provado que produzir sem eficiência não gera bons resultados econômicos, principalmente se tratando de uma atividade como a pecuária, dependente de fatores externos como clima e mercado.

E poder contar com uma assistência técnica e gerencial é o caminho para que o pecuarista deixe de ser amador e passe a ser profissional. Um produtor que detém os números do seu negócio sabe onde estão os gargalos e qual o caminho deve seguir para alcançar os objetivos. Aliar produtividade e gestão é o ponto chave que o pecuarista precisa buscar e somente com uma assistência técnica de qualidade ele irá conseguir gerir melhor o seu negócio.

Os resultados de uma propriedade que sabe o valor e a importância da assistência técnica e gerencial são vistos na estrutura do rebanho, na sanidade e nutrição dos animais, na qualidade da alimentação e principalmente na satisfação do produtor ao ver que os resultados econômicos estão bem melhores. 

Portanto, meu amigo pecuarista, não deixe dinheiro na mesa! Invista em assistência técnica e gerencial de qualidade e veja a mudança positiva acontecendo na sua propriedade.

Ficou curioso e quer aprender mais sobre pecuária?
Leia mais em: https://esteiogestao.com.br/blog/

Use um sistema que te permite acessar as informações a qualquer momento e em qualquer lugar.

Você é produtor e quer gerenciar o seu negócio de forma prática e rápida? Conheça as nossas soluções agropecuárias em: https://esteiogestao.com.br/produtos-e-servicos/

Autor:

Eduarda - Autora do conteúdo Controle estratégico de carrapatos

Eduarda Viana

Zootecnista, criadora do perfil @dicasdazootecnista no Instagram.

Nos acompanhe nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades.

Deixe um Comentário