Quer fazer uma análise ambiental da sua fazenda?

Fica comigo até o final que vou te ensinar de forma fácil a como fazer uma análise ambiental completa com o auxílio da matriz SWOT.

Já pensou antes em usar a ferramenta SWOT para fazer uma análise mais completa da sua fazenda?

Pois saiba que ela pode nos ajudar e muito!

A matriz SWOT é uma ferramenta utilizada para auxiliar na análise ambiental. Ela nos permite visualizar os ambientes de forma organizada, separando o ambiente externo do interno.

É muito utilizada no meio empresarial, contudo, pode ser também aplicada a diversos tipos de organizações, seja com fins lucrativos ou não, na fazenda e até na vida pessoal, como indicado por muitos terapeutas.

Mas o que significa essa sigla SWOT?

São as iniciais das palavras strenghts (forças), weaknesses (fraquezas), opportunities (oportunidades) e threats (ameaças), que em português significa FOFA.Como ela pode nos ajudar?

Com ela, conseguimos ter uma visão sistêmica de tudo que está ao redor da organização/ da fazenda, ou seja lá o que tiver analisando. Isso nos ajuda a enxergar o que está bom ou ruim, no planejamento e no desenvolvimento organizacional.E como eu faço a minha matriz SWOT?

Matriz SWOT

Essa imagem acima ilustra como é uma matriz SWOT para você ter como inspiração para fazer a sua.

Primeiro você vai listar as forças e fraquezas da sua fazenda. Esses são os atributos do ambiente interno. A partir de listados, você consegue enxergar o que você faz bem e o que precisa melhorar. O objetivo é fazer com que as fraquezas, com o passar do tempo, se tornem forças.

Depois nós partimos para o ambiente externo e refletimos sobre as oportunidades e ameaças da minha fazenda. O que está no ambiente externo foge do nosso controle, certo? Mas preciso ter consciência de que esses pontos existem para que eu possa estar preparado para aproveitar as oportunidades e esquivar das ameaças.

Segue abaixo um exemplo de matriz SWOT aplicada à fazenda para você conseguir visualizar melhor:

Análise SWOT

Mas para que essa análise fique completa, quanto mais informações você tiver da sua fazenda, melhor é! Por isso a importância de ter uma gestão completa, com base em indicadores como o Esteio, que além de ajudar a fazer uma boa SWOT, irá te auxiliar na tomada de decisões.

Mas atenção, só o preenchimento desses quadrantes não é o suficiente. É apenas o primeiro passo. Depois de preencher e fazer a análise dos ambientes da sua fazenda, é preciso tomar decisões e disso o Esteio entende e tem os melhores especialistas disponíveis para te dar todo o suporte necessário.

E, também, o relatório de Indicadores de Negócio, com mais de 60 indicadores, dentre eles, econômicos, produtivos, reprodutivos e de qualidade do leite, fundamentais para tomadas de decisões mais precisas para auxiliar o melhor desempenho na atividade.

Tá esperando o que para conhecer o Esteio? Ou você vai ser mais um dos produtores que vai abandonar a atividade por não conhecer seus custos de produção?

Ficou curioso e quer aprender mais sobre pecuária?
Leia mais em: https://esteiogestao.com.br/blog/

Use um sistema que te permite acessar as informações a qualquer momento e em qualquer lugar.

Você é produtor e quer gerenciar o seu negócio de forma prática e rápida? Conheça as nossas soluções agropecuárias em: https://esteiogestao.com.br/produtos-e-servicos/

Autor:

Maiara Barreto

Maiara Barreto – Equipe Esteio

Nos acompanhe nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades.

Deixe um Comentário