O conflito de gerações é, sem dúvidas, um dos principais desafios quando o assunto é a sucessão familiar na pecuária.

Dentre as várias questões que envolvem uma sucessão, a divergência de ideias com relação ao negócio da família está presente na maioria das propriedades, sendo na maioria das vezes a maior dificuldade enfrentada durante este processo.

E uma das causas para essa divergência é a falta de um período de transição, que normalmente não ocorre a curto prazo. A falta de um planejamento de sucessão pode resultar em muitas crises financeiras e até mesmo na falência total, culminando na venda da fazenda e na saída da atividade.

De acordo com o IBGE, apenas 30% das empresas familiares chegam até a segunda geração e só 5% conseguem chegar até a terceira. Isso mostra o despreparo e a dificuldade que envolve um processo de sucessão familiar.

Sucessão familiar

Principais desafios na sucessão familiar

Falta de interesse dos filhos

A falta de interesse pode ser explicada por várias razões, desde o gosto por outras áreas até mesmo a falta de comunicação entre pais e filhos. Porém, a falta de estímulo para a permanência do jovem no campo pode nascer pela própria percepção que o filho tem ao ver a relação trabalho x retorno econômico dentro da fazenda. Muitos filhos viram os pais trabalharem a vida toda, de domingo a domingo, reclamando do preço do leite ou do preço da arroba do boi, o que certamente reforçou a falta de interesse em permanecer no campo e assumir o negócio da família.

Despreparo dos herdeiros

O despreparo pode estar relacionado com a falta de experiência dos herdeiros, seja nas questões operacionais ou gerenciais. Por ser uma atividade complexa, muitos herdeiros encontram dificuldades quando assumem uma fazenda que trabalha com pecuária. Uma forma de amenizar este problema é inserir o sucessor o quanto antes nas atividades da propriedade, como forma de aumentar a sua participação e contribuição nas rotinas da fazenda.

Conflitos dentro da família

Os conflitos de interesses e as rivalidades entre os membros da família causam desgaste e danos emocionais que atingem todos os envolvidos. Ter uma boa comunicação e abordar as questões da sucessão é fundamental para amenizar esse tipo de situação.

Resistência do dono  

Nem sempre o filho é o problema central no processo de sucessão, muitas vezes a resistência do patriarca é o que dificulta a situação. Muitos têm dificuldade em passar o bastão para o filho, ficam com receio de renunciar ao comando da propriedade e alguns até falam que somente eles sabem como conduzir a fazenda. Este é um segundo problema, quando a gestão e todas as informações da propriedade estão centralizadas em uma única pessoa. 

 

Como driblar estes desafios?

Para conseguir driblar e amenizar os desafios da sucessão familiar é preciso ter uma boa comunicação e ela precisa estar muito presente desde cedo. O tema sucessão não pode ser um tabu entre os familiares, é preciso conhecer as inclinações naturais e as ambições de cada herdeiro para minimizar os conflitos de interesse no futuro, além de definir as regras e as responsabilidades de cada um dentro da fazenda, para que todos tenham experiência sobre a atividade.

Os estudos em áreas específicas também são muito importantes, seja na parte técnica ou na parte gerencial e administrativa da propriedade. A troca de conhecimento e de cultura entre o patriarca e o herdeiro tende a ficar melhor e mais fluida, propiciando uma sucessão mais tranquila.

A verdade é que não há uma forma única de se fazer a sucessão familiar, pois depende da estrutura de cada família. Mas uma boa comunicação garante que o processo seja menos complicado, permitindo que o negócio continue crescendo.

Ficou curioso e quer aprender mais sobre pecuária?
Leia mais em: https://esteiogestao.com.br/blog/

Use um sistema que te permite acessar as informações a qualquer momento e em qualquer lugar.

Você é produtor e quer gerenciar o seu negócio de forma prática e rápida? Conheça as nossas soluções agropecuárias em: https://esteiogestao.com.br/produtos-e-servicos/

Autor:

Eduarda - Autora do conteúdo Controle estratégico de carrapatos

Eduarda Viana

Zootecnista, criadora do perfil @dicasdazootecnista no Instagram.

Nos acompanhe nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades.

Deixe um Comentário