A TMR consiste em misturar todos os ingredientes da dieta dos animais em uma única ração, balanceada de acordo com as necessidades nutricionais de cada lote

A alimentação é um dos fatores mais importantes para o sucesso da pecuária leiteira, pois influencia diretamente a saúde, o bem-estar e a produtividade dos animais. Uma das técnicas de alimentação mais utilizadas e recomendadas para vacas leiteiras de alta produção é a TMR, sigla de Total Mixed Ration ou Ração Total Misturada, em português.

A TMR consiste em misturar todos os ingredientes da dieta dos animais em uma única ração, balanceada de acordo com as necessidades nutricionais de cada lote. Desta forma, os animais recebem todos os nutrientes essenciais para a sua produção e manutenção em cada porção de alimento ingerida, evitando a seleção dos ingredientes e o desbalanceamento da dieta.

Em outras palavras, o objetivo principal da TMR é fazer com que a dieta consumida pelas vacas seja o mais próxima possível da dieta que foi formulada pelo nutricionista, para que os ganhos de produtividade sejam alcançados.

Vantagens da TMR

São algumas vantagens da TMR:

  • Adaptação à mecanização, com o uso de vagões misturadores dotados de conjuntos de balanças precisas e mecanismos de corte para o processamento das fibras;
  • Melhor aproveitamento dos alimentos e redução do desperdício;
  • Estímulo à produção de saliva e ao equilíbrio do pH ruminal, favorecendo a digestão e a saúde dos animais;
  • Aumento do consumo voluntário de matéria seca;
  • Facilidade no manejo e no controle da alimentação dos animais;
  • Aumento na produção de leite em aproximadamente 5% em comparação com fazendas que não utilizam a TMR;
  • Melhora nos teores de sólidos dos leite;
  • Redução de desordens metabólicas como timpanismo e acidose ruminal;
  • Maior precisão na formulação da dieta.
Enchimento do vagão misturador

Contudo, como todo sistema, é preciso atenção a alguns pontos que são cruciais para que a TMR traga todos os benefícios para a propriedade. Um desses pontos é o vagão forrageiro. Existem inúmeros modelos disponíveis no mercado que podem funcionar bem, desde que as manutenções sejam feitas em dia, especialmente no que diz respeito ao ajuste do corte das facas e das peças responsáveis pela mistura.

É importante ressaltar que alguns pontos com relação ao vagão forrageiro merecem atenção, como:

-Calibração da balança: durante o carregamento dos ingredientes e a mistura da batida o vagão precisa estar nivelado, para evitar que os ingredientes se acumulem apenas de um lado do vagão, dificultando a mistura.

-Tipo de vagão: há vagões misturadores verticais e horizontais. De forma geral, os misturadores verticais misturam melhor pequenas quantidades e são mais utilizados quando há inclusão de alimentos grosseiros e pouco processados, como fardos de feno. Já os misturadores horizontais misturam bem cargas pesadas, com partículas menores e vários ingredientes úmidos.

-Desgaste das peças do misturador: os cuidados com a limpeza e manutenção das peças é essencial para que a mistura seja bem feita.

-Ordem de carregamento dos ingredientes e tempo de mistura: seguir corretamente a ordem de carregamento e o tempo necessário para misturar todos os ingredientes é fundamental para garantir o consumo da mistura pelos animais.

A TMR é uma ferramenta que pode trazer benefícios econômicos e produtivos para a pecuária leiteira, desde que seja bem planejada e executada. Portanto, se você está querendo implantar a TMR na sua propriedade, busque um profissional capacitado para te auxiliar.

Ficou curioso e quer aprender mais sobre pecuária?
Leia mais em: https://esteiogestao.com.br/blog/

Use um sistema que te permite acessar as informações a qualquer momento e em qualquer lugar.

Você é produtor e quer gerenciar o seu negócio de forma prática e rápida? Conheça as nossas soluções agropecuárias em: https://esteiogestao.com.br/produtos-e-servicos/

Autor:

Eduarda - Autora do conteúdo Controle estratégico de carrapatos

Eduarda Viana – @dicasdazootecnista

Nos acompanhe nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades.

Deixe um Comentário