O capim elefante e a cana-de açúcar são volumosos muito utilizados, principalmente na pecuária leiteira, como opções para driblar a sazonalidade das forrageiras, servindo como base da alimentação de todo o rebanho, principalmente das vacas de menor produção e recria.

Produzir volumosos na propriedade é uma das formas de reduzir o custo com a alimentação do rebanho, utilizar forrageiras que consigam alta produtividade em diferentes épocas do ano é uma opção para o produtor. O capim elefante e a cana-de açúcar são volumosos muito utilizados, principalmente na pecuária leiteira, como opções para driblar a sazonalidade das forrageiras, servindo como base da alimentação de todo o rebanho, principalmente das vacas de menor produção e recria.

Um outro ponto favorável ao cultivo do capim elefante e da cana-de-açúcar é o custo em relação à silagem de milho. Devido à alta produtividade e à facilidade de cultivo, o custo é menor do que a produção de milho para silagem, sendo uma opção mais econômica.

Mas, apesar dos custos serem menores do que os custos da silagem de milho, a qualidade nutricional também é, por esse motivo estes dois volumosos são mais recomendados para vacas de menor produção de leite e para a recria. Saiba mais sobre cada um deles:

Capim elefante

O capim-elefante é uma cultura perene de alta produção de biomassa por hectare, que pode atingir grandes portes e ter até três cortes na mesma área. Suas principais características são:

  • Alta produtividade, podendo chegar a 300 toneladas de matéria verde/ha/ano dependendo da cultivar;
  • Alta longevidade, uma área de capineira pode permanecer por mais de 5 anos sem necessidade de renovação.;
  • Bem adaptado ao clima tropical e a baixas altitudes;
  • Altamente palatável, é bem aceito pelos animais;
  • Pode ser fornecido in natura ou na forma de silagem;
  • Baixo valor nutricional, com pouca proteína e baixo NDT, necessitando de complemento com ração concentrada.
cAPIM ELEFANTE

Cana-de-açúcar

A cana-de-açúcar, semelhante ao capim elefante, possui alta produção de biomassa, aproximadamente de 90 a 120 toneladas/ha/ano e o momento ideal para sua utilização é no período seco do ano, quando há escassez de outras forrageiras. Além disso, pode ser ensilada para ser fornecida durante todo o ano. Outras características são:

  • Bem adaptada ao clima tropical e regiões quentes e úmidas;
  • Possui alta concentração de carboidratos solúveis (sacarose);
  • Baixo custo de produção;
  • Baixa qualidade da fibra e baixo teor de proteína;
  • Necessita de correção com ureia e complemento com ração concentrada.
CANA DE ACUCAR

A implantação destas duas culturas se faz por meio de mudas, de que devem ser plantadas no sistema “pé com ponta”, de forma que haja mais gemas por metro de sulco. São necessárias aproximadamente 7 toneladas de mudas para a formação de 1 hectare de capineira, e 15 toneladas de mudas para 1 hectare de canavial. Como toda cultura, é fundamental que seja feita análise do solo para a correta correção e adubação, proporcionando nutrientes para que as plantas se estabeleçam e se sustentem durante todo o ciclo produtivo.

É importante também cuidar dos tratos culturais, evitando a infestação de plantas invasoras e pragas, que podem reduzir a produtividade.

Qual volumoso utilizar?

A escolha de uma ou outra cultura depende exclusivamente dos objetivos e particularidades de cada propriedade. As diferenças nutricionais devem ser levadas em consideração, assim como a capacidade de investimento do produtor e características das áreas disponíveis para plantio. O produtor, juntamente com o técnico responsável, conseguirá decidir qual volumoso deverá ser utilizado após observar as particularidades da fazenda, do rebanho, da mão-de-obra disponível e dos alimentos que farão parte da dieta dos animais.

 

Ficou curioso e quer aprender mais sobre pecuária?
Leia mais em: https://esteiogestao.com.br/blog/

Use um sistema que te permite acessar as informações a qualquer momento e em qualquer lugar.

Você é produtor e quer gerenciar o seu negócio de forma prática e rápida? Conheça as nossas soluções agropecuárias em: https://esteiogestao.com.br/produtos-e-servicos/

Autor:

Eduarda - Autora do conteúdo Controle estratégico de carrapatos

Eduarda Viana

Zootecnista, criadora do perfil @dicasdazootecnista no Instagram.

Nos acompanhe nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades.

Deixe um Comentário