Entenda como a escolha e o manejo dos animais pode influenciar em algumas características que atuam diretamente na qualidade da carne

   A busca por produzir carne com mais qualidade cresce a cada dia, em grande parte devido às exigências dos consumidores, que procuram cortes que tenham bons atributos sensoriais, como sabor, cor, odor, maciez, suculência e textura. E hoje sabemos que alguns fatores podem influenciar muito esses atributos, desde a criação dos animais até a etapa pós-abate nos frigoríficos. Neste texto vamos citar apenas os fatores que podem ser controlados pelo produtor, ou seja, aqueles referentes à criação dos animais.

A qualidade da pode ser definida de acordo com a composição, sendo classificada em carne magra ou gorda, e pelos atributos sensoriais, que fazem toda a diferença na hora do consumidor optar pela compra do produto. Esses atributos são:

-Cor: geralmente é a primeira coisa que o consumidor analisa antes de comprar. A cor da carne bovina é denominada de “vermelho-cereja”, e sofre influência não só das características do animal, mas também do processo de resfriamento no frigorífico.

-Suculência: está relacionada com a quantidade de água retida na carne, e confere maior maciez e sabor.

-Maciez: relacionada com a resistência da pressão dos dentes, uma carne macia tem uma facilidade maior de fragmentação. A maciez é utilizada para precificar os cortes, quanto mais macio, maior será o preço.

-Sabor: reflete a sensação que o consumidor tem durante o consumo da carne, e é influenciado, entre outros fatores, pela nutrição que o animal recebeu.

Conhecendo essas características que são desejáveis pelos consumidores, os produtores podem direcionar a sua criação e manejo de modo a garantir que a carne seja considerada de qualidade e que tenha um valor agregado maior.

 

Gado nelore

Principais fatores que afetam a qualidade da carne

1 – Raça: a raça é um dos principais fatores que influenciam na qualidade da carne, uma vez que três características importantes na determinação da qualidade são oriundas da genética do animal, como o peso da carcaça, área de olho de lombo e marmoreio. Algumas raças naturalmente possuem maior capacidade de apresentar essas características, sendo um ponto importante a ser observado pelos produtores no momento de escolher qual raça se adapta melhor às condições da propriedade.

2 – Nutrição: animais que são criados a pasto normalmente levam um tempo maior para serem abatidos, comparados com os animais confinados, o que prejudica um pouco a maciez da carne. Quando são alimentados com grãos, a carne apresenta um teor de gordura maior do que quando os animais que são alimentados apenas com forragens, e a gordura é uma característica importante que contribui para realçar o sabor da carne.

3 – Idade ao abate: à medida que o animal envelhece o colágeno presente na carne vai se tornando insolúvel, e isso afeta a maciez e a mastigabilidade. Por isso muitos produtores querem abater os animais com até 2 anos de idade, para que a carne apresente uma maciez satisfatória.

4 – Classe sexual: machos castrados e fêmeas apresentam diferenças com relação aos machos inteiros. Os machos inteiros ganham mais peso, crescendo mais em musculatura e menos em gordura, enquanto os machos castrados e fêmeas depositam gordura mais rapidamente.

Para que uma carne saborosa, suculenta e macia chegue até a mesa do consumidor é necessário o trabalho de várias pessoas, envolvendo todas as etapas da cadeia de produção, desde a concepção do animal até a forma de preparo da carne. Por isso o produtor deve ficar atento ao manejo e forma de criação dos animais, para que não possa somente produzir um alimento de qualidade, mas também melhorar a sua rentabilidade.

 

Ficou curioso e quer aprender mais sobre pecuária?
Leia mais em: https://esteiogestao.com.br/blog/

Use um sistema que te permite acessar as informações a qualquer momento e em qualquer lugar.

Você é produtor e quer gerenciar o seu negócio de forma prática e rápida? Conheça as nossas soluções agropecuárias em: https://esteiogestao.com.br/produtos-e-servicos/

Autor:

Eduarda - Autora do conteúdo Controle estratégico de carrapatos

Eduarda Viana

Zootecnista, criadora do perfil @dicasdazootecnista no Instagram.

Nos acompanhe nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades.

Deixe um Comentário