Saiba por que o planejamento de volumosos deve ser feito e quais as vantagens ele traz para a atividade

Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelo pecuarista é a sazonalidade da produção das forrageiras, que possui seu ciclo de produção e crescimento bem definidos durante o período das águas. Na época mais seca do ano, quando as chuvas são escassas, a temperatura é mais baixa e o período de luminosidade é menor, a oferta de forragem reduz consideravelmente. Por este motivo o produtor deve se antecipar e fazer o planejamento de volumosos, para garantir a alimentação do rebanho durante este período de escassez de forragens.

O planejamento de volumosos consiste em planejar e ter disponível a quantidade de volumoso necessária para alimentar o rebanho durante o ano, principalmente na época seca, seja na forma de pastagens, de alimento conservados como silagens, fenos e pré-secados ou capineiras e canaviais, para garantir a oferta de alimento para todo o rebanho.

Desta forma, o planejamento de volumoso auxilia na otimização da produção, que por meio da nutrição adequada mantém a produção de leite, o ganho de peso e melhora os indicadores da propriedade.

 

Como fazer o planejamento de volumosos

Antes de iniciar o planejamento propriamente dito, o produtor precisa analisar alguns pontos cruciais para o sucesso do planejamento, como:

  • Qual o objetivo do fornecimento do volumoso? Produção de leite, manutenção, cria, recria ou engorda e terminação?
  • Quais animais receberão esse volumoso, em qual quantidade e por quanto tempo?
  • Qual a infraestrutura necessária para o volumoso que vou utilizar?

Após responder estas perguntas, o próximo passo é calcular a área necessária para produzir a quantidade a ser utilizada, considerando a produtividade da forrageira escolhida.  É importante adicionar uma margem de segurança de 10 a 20%, para minimizar qualquer perda que possa ocorrer durante o processo de produção do volumoso.

Plantação de milho

Por que fazer o planejamento de volumosos?

Além de garantir a alimentação do rebanho, o planejamento de volumosos auxilia em outros pontos, como manter o bom desempenho dos animais. Através da nutrição adequada os animais mantêm a produção, não perdem escore corporal e preservam um bom desempenho reprodutivo, contribuindo para melhorar os índices técnicos e econômicos da propriedade.

Nesse sentido, também é uma forma de reduzir o custo do volumoso, pois o produtor que faz compras estratégicas dos insumos que serão utilizados no plantio consegue um preço melhor, reduzindo o custo de produção.  Além disso, produzir o volumoso na própria fazenda, na maioria das vezes, fica mais barato do que comprar de terceiros, principalmente se for em época de oscilações de mercado ou de muitas intempéries climáticas.

Além da redução do custo, o planejamento contribui para otimizar o uso do volumoso, através de práticas de manejo que permitem o fornecimento de forragens de melhor qualidade para os animais mais produtivos, como as vacas em lactação e lote pré-parto. Já as categorias com menores exigências nutricionais, como a recria as vacas secas, podem receber um volumoso mais barato.

Uma outra vantagem do planejamento de volumosos é conhecer a capacidade de produção da fazenda, que ajuda o produtor a saber o momento de repor matrizes, descartar animais ou arrendar áreas para aumentar a produção de alimentos e atender a demanda do rebanho.

 

Principais volumosos utilizados

Os principais volumosos utilizados no período seco são as silagens, que podem ser de milho, sorgo, capim, cana ou outro alimento. Também são utilizadas as pastagens, fenos, pré-secados, capineiras e cana de açúcar in natura.

O importante é que o produtor entenda que os volumosos são a base da alimentação dos bovinos, e por isso é preciso garantir que todos os animais tenham acesso ao alimento, de forma a evitar prejuízos que podem ser contornados por meio do planejamento de volumoso.

 

 

 

 

Bibliografia consultada:

Educapoint. Planejamento alimentar para gado de leite em sistema de pastagem. Disponível em https://www.educapoint.com.br/catalogo/curso/planejamento-alimentar-leite/

Revista Leite Integral. Na arte de ensilar, o planejamento é o segredo. Disponível em https://www.revistaleiteintegral.com.br/noticia/na-arte-da-ensilagem-o-planejamento-e-o-segredo

Confinamento já alcança 5 milhões de bois no país

 

 

 

 

 

Ficou curioso e quer aprender mais sobre pecuária?
Leia mais em: https://esteiogestao.com.br/blog/

Use um sistema que te permite acessar as informações a qualquer momento e em qualquer lugar.

Você é produtor e quer gerenciar o seu negócio de forma prática e rápida? Conheça as nossas soluções agropecuárias em: https://esteiogestao.com.br/produtos-e-servicos/

Autor:

Rodrigo Pereira

Médico Veterinário, pós-graduando em Produção, Reprodução e Gerenciamento de bovinos. Analista de negócios do Esteio Gestão.

Nos acompanhe nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades.

Deixe um Comentário